Seu site saiu do ar? Veja como resolver este problema

Posted: 9 de Julho de 2011 in [Informação], [Informática], [Internet]
Etiquetas:, ,

Entenda que medidas tomar quando seu site fica offline… e evite esse stress.


Quem tem um site ou blog na Internet sabe como é complicado quando ele sai do ar. E a maioria dos webmasters e blogueiros nem sempre estão preparados ou sabem reagir a uma crise.

A “crise” pode ser uma queda temporária, uma invasão por hackers ou um problema grave no servidor que deixa seu site fora do ar. Assim você perde visitas e, no caso de quem tem um site que gera renda, perde dinheiro também.

Vamos levantar então alguns tópicos de que atitudes tomar.

Quando seu site sai do ar, você não deve ser o primeiro a saber?

A maioria dos provedores nacionais (e alguns internacionais) só te avisa que há algum problema no seu site quando a coisa já está pra lá de feia. Pequenas quedas passam despercebidas. O site Are my sites up? tem um serviço interessante de monitoramento de domínios, informando via e-mail quando o site cai, permitindo uma ação antes que seu cliente ligue reclamando, ou que você descubra por si mesmo que seu site está com problema.

O serviço permite cadastrar 5 sites de graça e você pode organizar por servidor. Afinal, a maioria das vezes que o site cai é porque o servidor caiu.

Como saber se ele está realmente offline?

Antes de correr para ligar e reclamar com sua empresa de hospedagem, verifique os seguintes itens:

1. Sua internet está conectada e funcionando normalmente?

2. Você digitou o endereço corretamente?

3. Peça para pelo menos 2 pessoas da sua lista de contatos – de preferência de provedores de internet diferentes –  tentarem acesso. Muitas vezes é apenas um problema de DNS da sua hospedagem ou do provedor.

4. Verifique se o pagamento da anuidade do seu domínio foi efetuado.

5. Verifique se as mensalidades da hospedagem estão em dia.

6. O servidor está há muito tempo fora do ar? Muitas vezes uma manutenção pode demorar e derrubar o site por alguns instantes. Recomendamos que você espere ao menos 15 minutos antes de contatar sua hospedagem.

Um site bacana que pode ajudar é o Down for everyone or Just Me (Caiu pra todo mundo ou só pra mim?). Basta digitar o endereço do site na barrinha disponível e dar <Enter>.

O site está realmente fora do ar. E agora?


Calma, não se desespere. O primeiro passo é acionar a empresa que hospeda seu site. Dê preferência àquelas que possuem chat ao vivo, ou atendimento telefônico.Verifique com o suporte se está está tudo ok. Se eles disserem que está tudo normal (como sempre fazem), diga que já pediu a 2 amigos de provedores diferentes para testarem (conforme passo 3, acima). Se realmente estiver tudo ok é hora de abrir o FTP e verificar se os arquivos estão no local correto ou se foram acessados indevidamente, já que o site pode ter sido invadido. Procure por pastas estranhas, imagens que não exisitiam e coisas do tipo.

Retornando ao ar

A maioria das hospedagens que tem atendimento online já pode passar um posicionamento. Se o seu site foi mesmo apagado você deve pedir um restore, indicando o dia em que você se lembra que estava tudo ok. Atenção agora! Alguns hosts como a Locaweb usam servidores diferentes para a base de dados e para os arquivos, cobrando por 2 restores. Verifique se na sua hospedagem tudo é salvo no mesmo servidor e peça o restore. Existem provedores que fornecem um restore gratuito por mês. Portanto, ao assinar o host é sempre bom verificar isso.

Voltei ao ar! Fim da história?

Nem sempre. Novamente, acesse o site por FTP e veja se não há arquivos estranhos ou algo esquisito que não deveria estar lá. Se você usa afiliados como Adsense, Mercado Sócios ou Submarino, verifique se os IDs nos banners são os seus. Não raro, usuários inescrupulosos invadem sites para trocar o ID dos banners. Se você foi vitima de algum ataque hacker é bom verificar com a hospedagem quais são os procedimentos para incrementar a segurança.

Fonte: Mestre dos Sites

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s