Site com notícias de Portugal em inglês arranca segunda-feira

Posted: 29 de Maio de 2011 in [Informação], [Tecnologias]
Etiquetas:, ,

A Webtexto lança na segunda-feira o Portugal Daily View, o primeiro ‘site’ noticioso com conteúdos em inglês que visa levar as novidades do que se passa no país aos quatro cantos do mundo.

“Este projecto nasceu da constatação que na procura noticiosa na internet sobre Portugal não há informação em inglês. Até agora, só era possível encontrar notícias sobre o país em inglês em ‘sites’ institucionais ou em jornais estrangeiros, pelo que pela primeira vez vai estar disponível informação feita por jornalistas portugueses para o mundo”, revelou à agência Lusa Vítor Matos, director do Portugal Daily View.

O jornalista especializado em política da revista Sábado desenvolveu este ‘site’ em conjunto com Blandina Costa, jornalista que passou por publicações como o Semanário Económico, Dia D, Focus e Visão, e que será a sub-diretora, tendo realçado que a ideia já vinha de trás, mas quando Portugal saltou para a ribalta noticiosa mundial devido ao resgate internacional negociado com a ‘troika’ (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) por causa da crise da dívida soberana, o projecto foi acelerado.

“Não é tarde, nem é cedo. É já! Foi o que pensámos quando Portugal fez manchetes em todo o mundo devido ao pedido de intervenção externa. Levámos um mês para montar o projecto”, explicou Vítor Matos.

A Webtexto foi fundada em 2000 e conta com seis jornalistas, que até aqui tinham como principal atividade produzir a linha em português da agência de notícias norte-americana Dow Jones, sobretudo, com notícias na área da bolsa e dos câmbios.

“Com a pequena margem de lucro da empresa investimos neste novo ‘site’ que quer servir os estrangeiros que não conseguem ler os jornais portugueses”, realçou à Lusa o jornalista.

O Portugal Daily View fará todos os dias a revista de imprensa, acompanhará as manchetes dos principais jornais, fará a abertura, o meio da sessão e o fecho da bolsa portuguesa, publicará os indicadores económicos mais relevantes do país, mas também terá produção própria.

“Vamos ter especial atenção ao investimento estrangeiro em Portugal e ao investimento português no estrageiro. Queremos acompanhar o que as nossas empresas fazem lá fora”, afirmou Vítor Matos.

Mas a política, o desporto, a cultura e o ‘lifestyle’ também farão parte integrante do novo ‘site’.

“Vamos arrancar já com um especial eleições”, revelou o director, explicando que também “há muita procura lá fora por notícias do desporto português”.

O ‘site’ terá ainda uma área dedicada a blogues que abordam temáticas tão distintas como o quotidiano, a ficção, o futebol, o surf, a gastronomia, o vinho ou o golfe, contando ainda com vários outros blogues independentes associados. A fotografia também não fica de fora do Portugal Daily View.

“Estabelecemos um acordo com a agência Lusa, pelo que o canal Lusa News (em inglês) vai usar notícias do nosso ‘site’, como a revista de imprensa, os comentários de bolsa e os indicadores económicos”, revelou o responsável, explicando que a internet foi o meio escolhido porque “o digital permite alcançar o mundo inteiro”.

O investimento neste projecto “é muito baixo”, disse Vítor Matos, explicando que a Webtexto “é uma empresa pequena que vive das ideias e do empenho”.

Até agora, o projecto não tem nenhum investidor associado, mas já foi contratada uma agência de meios com o intuito de encontrar patrocinadores.

Fonte: SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s