Ataques “Via Internet” Serão Cada Vez Mais Perigosos

Posted: 19 de Janeiro de 2011 in [Informação], [Internet]
Etiquetas:,

A OCDE apresentou ontem um relatório onde indica que os ataques informáticos tem vindo a ser mais frequentes e consequentemente mais devastadores. A organização crê que no futuro este tipo de ameaça poderá tornar-se muito perigosa.

O mesmo relatório indica ainda que para além dos ataques informáticos também as crises financeiras ou as pandemias poderão ter consequências arrasadoras em todo o mundo.

Uma das situações que a OCDE chama a atenção é, precisamente, caso haja uma ataque aos protocolos técnicos da Internet. No entanto os responsáveis do estudo consideram que os danos causados serão mais devastadores caso o ataque informático coincida com outro tipo de desastre, por exemplo, natural.
A OCDE considera por isso que no futuro os ciber-ataques poderão servir como armas bastantes poderosas e comuns podendo mesmo haver a hipótese de se realizar ataques com base em aplicações maliciosas distribuídas por grupos activistas.

Esta é uma situação a que os governos dos diferentes países deverão ter cada vez mais atenção, pelo que não basta o investimento em equipamento militar ou sistemas de ciber-segurança visto que os ciber-ataques tendem a atacar as infra-estruturas críticas, como as comunicações, energia, transportes ou financeiras, e que na maior porte dos casos pertencem a grupos privados.

Fonte: WinTech

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s