Repórteres Sem Fronteiras hospedam WikiLeaks

Posted: 21 de Dezembro de 2010 in [Internet]
Etiquetas:, , ,

A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras, defensora da liberdade de imprensa no mundo, aloja a partir de hoje, terça-feira, um ‘site-espelho’ do WikiLeaks “perante a censura e a perseguição” a que este portal tem sido submetido.

A iniciativa foi anunciada num comunicado emitido pela organização, onde esta refere que o ‘site-espelho’ (wikileaks.rsf.org) se destina a disponibilizar os telegramas diplomáticos norte-americanos revelados pelo WikiLeaks, e que têm causado embaraço internacional.

O “apoio simbólico” da organização surge numa altura em que vários serviços de hospedagem de sites se têm recusado a albergar o WikiLeaks que, em finais de Novembro, começou a divulgar 250 mil telegramas confidenciais da diplomacia norte-americana.

“Damos simbolicamente o nosso apoio ao direito do [portal] WikiLeaks de publicar informação e não ser impedido neste trabalho”, salientam os Repórteres Sem Fronteiras.

Esta iniciativa é “uma resposta à censura que se quer impor ao Wikileaks”, e que se tem traduzido em vários “ataques” contra o portal de Julian Assange, acrescentou um porta-voz do RSF.

A associação justifica a criação do ‘site espelho’ com a necessidade de “defender a livre circulação de informação na Internet e a protecção das fontes”.

A organização reconhece que a WikiLeaks obteve os documentos através de “procedimentos fora da legalidade”, mas indica que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos rejeitou o conceito de “encobrimento” quando a informação é de interesse geral.

No entender da organização internacional defensora da liberdade de imprensa, os documentos do WikiLeaks são de interesse geral, o que justifica a sua divulgação.

Fonte: Jornal de Notícias

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s