‘Esta é a maior greve de sempre’

Posted: 24 de Novembro de 2010 in [Noticias]
Etiquetas:, , , ,

O secretário geral da UGT, João Proença, disse que a greve geral de hoje é a maior de sempre e ultrapassa a adesão registada há 22 anos, aquando da última paralisação conjunta.

«Podemos fazer o balanço da greve dizendo que é a maior greve de sempre, maior do que a de 1988», disse João Proença num encontro com jornalistas na sede da UGT.

O responsável preferiu não fazer um balanço geral da greve e não dar números, nem comentar os dados do Governo. Ainda assim, referiu que a greve «não afectou só os sectores da Educação e da Saúde», que tradicionalmente aderem às greves, mas também aqueles que «tradicionalmente não aderem às greves, o que traduz o forte descontentamento dos trabalhadores».

O Tribunal de Contas, exemplificou, teve uma adesão de 80 por cento.

O dirigente sindical justificou o protesto tanto pelas medidas de austeridade anunciadas em Fevereiro como em Setembro que apenas no se centram no combate ao défice, esquecendo-se da luta do crescimento do emprego.

«O combate ao défice tudo justifica, cortes salariais, congelamento das pensões, cortes sociais. A mobilização dos trabalhadores é um sinal de alerta de que é preciso políticas diferentes», afirmou João Proença.

Na conferência de imprensa, o sindicalista aproveitou a ocasião para denunciar as situações da Soflusa onde, segundo o próprio, os serviços mínimos não estão a ser assegurados porque «a administração não respeitou a lei», e da CP, em que a administração terá enviado uma carta aos trabalhadores «a pressionar», informando que poderiam ficar sem prémios de desempenho se aderissem à greve.

Seguiu ainda uma queixa para a Inspecção Geral do Trabalho sobre a EDP de Palhavã onde estarão a ser «substituídos grevistas», afirmou.

Um segundo balanço da greve geral ocorrerá, pelas 16h30, na sede da CGTP, em Lisboa.

Fonte: SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s