Dilma Rousseff, a primeira mulher a comandar o Brasil

Posted: 1 de Novembro de 2010 in [Noticias]
Etiquetas:, , , ,

Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), é a primeira mulher presidente do Brasil. A sucessora de Lula da Silva venceu a segunda volta das eleições com mais de 56 por cento dos votos.

Mais de 130 milhões de brasileiros foram neste domingo às urnas eleger o futuro presidente da República. O resultado não deixou dúvida às previsões das sondagens: Dilma Rousseff foi eleita pela maioria dos eleitores.

Na primeira declaração como presidente, Dilma afirmou que o seu primeiro compromisso com o país será “honrar as mulheres brasileiras” para que a sua presença possa ser normal noutros sectores sociais.

“A igualdade entre homens e mulheres é um princípio fundamental na democracia”, disse Dilma Rousseff. “Valorizar a democracia é outro compromisso com o meu país”, completou.

Elogios ao presidente que a escolheu como sua candidata não faltaram no primeiro discurso de Dilma. Um deles referente à luta pela erradicação da miséria, uma batalha que vai continuar a ser travada por Dilma. “Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome”, sentenciou.

Corrida eleitoral

A candidata de Lula da Silva havia conseguido 46,9 por cento dos votos válidos, face a 32,6 por centos dos votos conquistados por José Serra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)  na primeira volta das eleições, realizada no dia 3 de Outubro.

A campanha das últimas quatro semanas que antecederam as eleições para a segunda volta ficou marcada por trocas de acusações entre os dois candidatos, centrando-se em temas polémicos como aborto e religião.

A comparação entre os projectos passados de Lula da Silva e do anterior presidente Fernando Henrique Cardoso também marcou esta segunda fase de campanha. Dilma Rousseff pretende dar continuidade aos projectos do actual Governo.

Dilma passa a ser neste domingo o 40º presidente do Brasil, o país mais influente da América Latina e a oitava economia do mundo.

Percurso político

Ex-ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, 62 anos, foi escolhida por Lula da Silva como candidata à presidência da República em 2008. A partir deste ano, Dilma, deixou o posto de ministra da Casa Civil, que havia assumido em 2005, para começar a pré-campanha.

A entrada na Casa Civil, após da saída de José Dirceu depois do escândalo de corrupção “Mensalão”, foi um factor importante para lançar o nome de Dilma Rousseff no panorama político brasileiro.

Ao comando da Casa Civil, Dilma travou uma batalha com o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, por causa das políticas económicas do Governo. Palocci defendia aumento de impostos, enquanto Dilma sustentava aceleração dos gastos e queda dos juros. Palocci acabou por sair da Casa Civil depois de um caso de quebra de sigilo bancário.

Enquanto ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff anunciou novas medidas para o sector eléctrico e lançou o programa Luz para Todos com o objectivo de levar a energia eléctrica ao meio rural brasileiro, uma das bandeiras da sua candidatura.

Fonte: @SAPO Notícias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s