ERC emite recomendação à Benfica TV

Posted: 28 de Outubro de 2010 in [Noticias]
Etiquetas:, , ,

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu hoje uma recomendação à Benfica TV após uma falsa informação sobre a morte de um adepto, mas fonte do clube diz que o regulador «não percebeu» os esclarecimentos do Benfica.

Em causa esteve uma notícia de 14 de Maio de um programa da estação de televisão do Benfica «sobre a alegada morte de um adepto benfiquista na sequência dos confrontos verificados» em Braga aquando dos festejos do título de campeão nacional de futebol, «notícia que se verificou ser inverídica», sublinha a ERC.

Fonte oficial do clube lisboeta disse que a ERC «não percebeu os esclarecimentos» prestados pelo Benfica, já que a informação da alegada morte «foi veiculada» por um telespectador e não «por um profissional da Benfica TV».

De todo o modo, sublinha a mesma fonte, o canal vai «acatar a recomendação da ERC».

A recomendação da ERC deverá agora ser publicitada, de acordo com os estatutos do regulador, «no serviço noticioso de maior audiência do operador».

A entidade reguladora desencadeou o processo após queixas apresentadas por cidadãos, e considerou que «os factos noticiosos, cuja divulgação motivou as queixas, não só se revelaram pouco rigorosos como totalmente falsos», salientando ainda que «a notícia, pelo objecto abordado e público-alvo do serviço de programas, poderia ter gerado alarme social» e «potenciando acções de violência entre adeptos de clubes de futebol rivais».

Após ouvir a direcção da Benfica TV no âmbito do processo de averiguações, a ERC deu por «verificada a falta de rigor informativo, porquanto a Benfica TV não observou os deveres ético-legais de verificação dos factos e comprovação das fontes da notícia».

O organismo alerta o canal para que «se necessário» sejam incluídos o «maior número de jornalistas na edição de programas com conteúdo informativo», de modo a não permitir, na sua emissão, «a difusão de rumores susceptíveis de causar alarme entre os telespectadores, sempre que não obtiver a confirmação dos factos relatados».

Fonte: SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s