Jornalista português perdeu as pernas na explosão de mina no Afeganistão

Posted: 24 de Outubro de 2010 in [Noticias]
Etiquetas:, ,

O fotojornalista português que ficou ferido no Afeganistão perdeu as pernas na explosão da mina. Os últimos relatos de Candahar dizem que João Silva continuou a fotografar mesmo depois de atingido por uma mina.

O português trabalha para o “New York Times”, jornal que lhe tece os maiores elogios.

No Afeganistão, captou várias vezes o quotidiano da guerra. O país torna-se agora o “onde” da notícia em que o repórter deixa de estar atrás da câmara para ser o protagonista. João Silva acompanhava uma patrulha norte-americana na província de Candahar. Pisou uma mina. Perdeu parte das pernas e sofreu hemorragias internas mas continuou a fotografar, enquanto os médicos lhe aplicavam torniquetes, davam-lhe morfina e o transportavam de helicóptero para ser operado num hospital militar.

Antes de seguir para um hospital na Alemanha, ainda foi observado numa base perto de Cabul. No sítio do New York Times, jornal para o qual trabalha, o editor executivo elogia a extraodinária força e o espírito invencível do fotojonalista de 44 anos com quem começou a trabalhar nos anos 90, na África do Sul, e que considera ser um “artista do conflito”.

Os colegas elogiam a bravura mas também a sensatez de um homem que já percorreu o mundo atrás da melhor fotografia de guerra. De África, aos Balcãs, passando pelo Iraque e Afeganistão, onde agora foi atingido, num local que já tinha sido batido por um grupo de especialistas em minas e por cães farejadores.

Fonte: SIC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s