Explicações online contam já com 300 alunos

Posted: 5 de Outubro de 2010 in [Educação]
Etiquetas:, , ,

Trezentos alunos já se inscreveram para receber apoio escolar on-line, um projecto da Secretaria Regional de Educação e Cultura da Madeira que está a ser promovido nos estabelecimentos de ensino desde que arrancou o ano lectivo.

A iniciativa, experimentada o ano passado, disponibiliza gratuitamente explicações pela Internet aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário da Região Autónoma da Madeira em cinco disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Biologia e Físico-Química.

O director de Serviços de Tecnologias Educativas da Direcção Regional de Educação, Rafael Santos, explicou à agência Lusa que o projecto pretende obviar as dificuldades dos alunos de «encontrar no tempo e no momento certos o apoio que precisam para terem sucesso académico».

Para beneficiarem desta iniciativa, os estudantes devem inscrever-se em www.apoioescolaronline.net, momento a partir do qual é estabelecida uma ligação com a escola que frequentam, podendo depois aceder à informação contida na plataforma na Internet, onde estão os conteúdos desenvolvidos por uma equipa de seis professores.

«A ideia é nós complementarmos e ajudarmos aquilo que é o trabalho do professor da disciplina na sala de aula», afirmou Rafael Santos, considerando que o apoio escolar on-line actua «como um complemento».

O responsável adiantou que a «equipa de professores trabalha num espaço específico dentro de uma escola, com um estúdio, com uma zona de helpdesk , com uma régie» que permite aos docentes «criar um conteúdo à medida, uma explicação à medida».

Rafael Santos esclareceu que ao dispor dos alunos não está apenas o conteúdo na Internet, podendo estes solicitar esclarecimentos adicionais.

«É possível à nossa equipa, com o estúdio que tem, com quadros interactivos, com todas as capacidades de comunicação e Internet que temos, de criar uma explicação à medida para que o aluno, esteja a partir de casa ou de um sítio qualquer, consiga perceber a resolução do exercício», declarou.

O diretor de serviços acrescentou que no fórum os alunos podem colocar dúvidas, embora exista um conjunto de respostas que vão ficando acumuladas.

«Se for uma questão que já se colocou, ele encontra rapidamente na lista de perguntas mais frequentes ou dúvidas mais frequentes a resposta», referiu, sublinhando que se o aluno continuar com dificuldades a equipa de professores «estabelece um momento de diálogo» que «pode resultar numa explicação por chat» ou podcast, incluindo a possibilidade de uma webconference.

Previsto inicialmente para alunos com apoio social escolar, o projecto foi alargado a todos os estudantes e a equipa que o lidera admite, na eventualidade de a procura continuar a aumentar, incluir mais conteúdos, alargar o projecto a mais disciplinas ou desenvolver outro tipo de acções, como oficinas de aprendizagem nas escolas.

«Os alunos inscritos no apoio escolar on-line apenas precisam de ter computador, ligação à Internet e vontade de aprender, sobretudo», disse ainda Rafael Santos.

Fonte: SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s