Livros escolares na Internet

Posted: 24 de Agosto de 2010 in [Educação]
Etiquetas:, ,

As aulas estão quase de regresso e preparar as crianças para o momento significa comprar livros, cadernos e todo o material que no arranque de cada ano lectivo se assume como indispensável.

Para a maior parte dos estudantes é um prazer escolher novo material escolar e fazer um primeiro contacto com os livros escolares e com as matérias que irão aprender no ano lectivo que se aproxima. Para os pais, o tempo é de despesa e correria para conseguir cumprir todas as tarefas a tempo.

Hoje deixamos algumas sugestões a pensar em quem ainda não experimentou os canais online, para reservar e comprar os livros escolares dos mais novos ou, mesmo já tendo experimentado, quer conhecer as vantagens e propostas das principais lojas. À comodidade de realizar todo o processo sem sair de casa, juntam-se muitas vezes descontos que tornam a alternativa apelativa e cada vez mais usada.

Começamos pela livraria online da Porto Editora. A Wook constitui um dos serviços mais antigos para quem procura livros online, escolares ou não. Neste tempo de regresso às aulas usa uma barra no topo superior da plataforma, que permite direccionar o utilizador mais rapidamente para a secção que lhe interessa.

Uma vez na área correcta é necessário indicar o ano escolar que pretende, tipo de ensino, distrito, concelho e escola. Quando surge a listagem dos livros definidos para a escola pretendida tem de escolher aqueles que efectivamente vai encomendar. Depois de escolhidos os livros ser-lhe-ão sugeridos livros auxiliares. Todo o processo é simples e intuitivo. Para confirmar operações crie uma conta. Indique a data de entrega pretendida e o local. As formas de pagamento disponíveis estão descritas na área de ajuda do site, como acontece também para as restantes propostas que indicamos.

A Wook alicia os compradores com descontos de 5 por cento nos manuais e 10 por cento nos livros auxiliares e este ano também com um concurso que promete devolver o valor das compras a 10 clientes.

A MediaBooks é outra das principais plataformas online para quem escolhe o canal Internet para realizar a tarefa livros escolares. A loja do grupo Leya oferece também no arranque deste ano lectivo descontos de 5 por cento nos livros escolares e 10 por cento no material auxiliar.

O sistema de funcionamento do site não é muito diferente daquele que já explicámos para a loja concorrente. Passo a passo, o utilizador tem de caminhar até à escola para a qual pretende comprar livros e lá encontrará toda a relação de livros definidos. Para cada disciplina escolhida são-lhe agrupados os diversos materiais do Bloco Pedagógico: livro principal, livro de exercícios, CD multimédia, etc. Pode abrir cada conjunto e decidir individualmente que itens quer comprar.

A Bertrand também é uma opção, com portes de envio gratuitos. Tal como nas propostas anteriores, na área de cliente é possível acompanhar a evolução da encomenda e ter uma noção mais exacta de quando vão acontecer as entregas, a cargo dos CTT. A oferta online da Bertrand – comprada durante o primeiro semestre pela Porto Editora – também permite definir opções até chegar aos manuais previstos para cada escola, sempre que essa informação já estiver disponível.

Mais novato nestas andanças, o Jumbo reedita este ano a oferta online de livros escolares e junta-se às editoras. Até 19 de Setembro o serviço de reservas online funciona. Aqui a diferença é que a entrega não é feita ao domicilio, mas nas lojas do hipermercado.

O serviço está disponível nas zonas de abrangência das lojas, oferece um desconto de 10 por cento face ao preço do editor (online são visíveis os dois preços) e promete entrega num período de duas a três semanas, o mesmo que baliza a oferta das restantes lojas. Quem usa o serviço de Jumbo terá no entanto de ter alguma informação prévia sobre os livros que vai comprar – o que, aliás, se aconselha em todas as situações para evitar erros – já que o site funciona de forma diferente dos antecessores. É preciso apontar ano, disciplina e editora para começar uma pesquisa, ou uma palavra-chave.

Nos mesmos moldes, mas assente num modelo mais rudimentar, também pode optar pelo El Corte Inglés. Ou melhor, podia, que as reservas só eram admitidas até 15 de Agosto. A reserva era online e a recolha no local, numa pasta e com aviso prévio de disponibilidade dos livros por SMS. Aqui o utilizador tinha de preencher um formulário com todos os dados dos livros: título, autor, editora, ano e nível. Os preços e os livros não estão à vista no site, mas garante-se um desconto de 10 por cento na encomenda para gastar em comppras.

Salvo nos casos onde indicámos datas, as condições descritas para as compras de livros escolares nas lojas online estão em vigor para encomendas realizadas até ao final do mês de Agosto. Se pretende experimentar dê uma “voltinha” nas propostas disponíveis e avance na que mais lhe agradar.

Mesmo sem registo nos sites, necessário sempre que a compra vai completar-se por essa via, é possível ver os preços dos manuais e perceber diferenças entre propostas, que existem, embora pouco expressivas. Já os valores associados aos portes de envio só na parte final da encomenda ficam normalmente disponíveis. Resta-nos desejar boas compras para os pais e um bom regresso às aulas para os mais novos!

Nota de redacção: Corrigida informação relativa aos descontos da Porto Editora nos livros escolares comprados online.

Fonte: Tek.sapo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s