Grande sismo atingirá a Califórnia mais cedo do que o previsto

Posted: 21 de Agosto de 2010 in [Noticias]
Etiquetas:,

O “Big One”, o grande terramoto que segundo os geólogos atingirá a Califórnia num futuro próximo, poderá ocorrer ainda mais cedo do que o esperado, revela estudo académico.

Investigadores das Universidades da Califórnia e do Arizona, nos Estados Unidos, estudaram a frequência de terramotos nos últimos 700 anos numa parte da falha de San Andreas, que está situada na junção das placas tectónicas do Pacífico e da América e que cruza a Califórnia de norte a sul.

O estudo, realizado na planície de Carrizo, a 160 quilómetros a noroeste de Los Angeles, descobriu que os grandes sismos na região têm sido muito mais numerosos do que os cientistas acreditavam, ocorrendo num intervalo de tempo que varia entre os 45 e 144 anos.

O último “Big One” na área — o terramoto de Forte Tejon, com uma magnitude de 7,8 pontos na escala de Richter – remonta a 1857, há mais de 150 anos.

Os investigadores dizem que “a ideia generalizada de que um grande terramoto ocorre ao longo da falha a cada 200 ou 400 anos é falsa” e que “é possível que a falha atravesse um período de calma, mas o mais provável é que um grande sismo esteja iminente”.

Segundo os geólogos, existe uma probabilidade de 70% de um terramoto devastar a Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos, nos próximos 30 anos.

Fonte: Jornal de Notícias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s