Saúde: Mosquito da febre-amarela na Europa 50 anos depois

Posted: 18 de Agosto de 2010 in [Noticias]
Etiquetas:

Chama-se Aedes aegypti e, 50 anos depois, foi novamente visto na Holanda. A detecção de uma colónia de mosquitos da febre-amarela na Holanda está a inquietar a comunidade científica.

Na distância que vai da teoria à prática poderá estar a resposta à pergunta ‘vão aparecer casos de febre-amarela na Europa?’.

Em teoria, os mosquitos responsáveis pela doença estão em território europeu; mas, na prática, o frio dos meses que se aproximam poderá dizimar a colónia de insectos encontrada na Holanda.

Provado estará, ainda assim que a utilização massiva de insecticidas há 50 anos para erradicar o Aedes aegypti no velho continente não foi bem sucedida, refere o El País.

Segundo um artigo publicado na revista Science, recentemente chegou também à Europa o Aedes albopictus, o mosquito tigre, do qual também não havia notícias há muito tempo.

Além da febre-amarela, o dengue e a chikungunya são outras doenças associadas a estas espécies.

Ernst-Jan Scholte foi o responsável pela descoberta: o mosquito deve ter vindo numa carga de pneus oriunda dos Estados Unidos e, fosse o destino um país Mediterrânico, tudo poderia ser mais grave, dadas as diferenças climatéricas para a Holanda, onde os insectos deverão mo0rrer com o frio.

Fonte: SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s