Aquecimento Global: Estudo explica o paradoxo do aumento da área gelada na Antárctida

Posted: 18 de Agosto de 2010 in [Ambiente]
Etiquetas:,

O trabalho realizado nos EUA explica que o aumento da temperatura tem causado o incremento da precipitação sobretudo em forma de neve que ao depositar-se na superfície do oceano funciona como isolante não permitindo a acção do calor que vem “de baixo”, para além de aumentar a reflectividade do gelo marinho.

A actual subida da temperatura atmosférica tem sido particularmente intensa no Pólo Norte onde o gelo está a desaparecer a velocidade crescente. No entanto, no Pólo Sul, o degelo não está a ser tão rápido havendo estudos que inclusive dão conta de um aumento da área gelada.

Num artigo recentemente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science é apresentada uma explicação para este aparente paradoxo do proliferação do gelo na Antárctida à medida que a região aquece.

Aparentemente, e segundo os cientistas da Georgia Tech’s School of Earth and Atmospheric Sciences, o que se verifica é que o aumento da temperatura tem acelerado o ciclo hidrológico intensificando a precipitação no Oceano do Sul.

A precipitação em forma de neve ao depositar-se sobre o oceano isola-o do calor que vem do oceano mais profundo, impedindo que derreta “por baixo”. Por outro lado, a neve actua também como reflector da radiação solar impedindo que derreta “por cima”.

Os autores alertam no entanto que à medida que o aquecimento se intensifica o fenómeno deixa de se verificar. Com efeito,  a subida na temperatura atmosférica acabará por aquecer os oceanos, provocando o degelo das massas oceânicas “por baixo” ao passo que a diminuição das precipitações em forma de neve, reduzirá a reflectividade, promovendo o degelo das massas geladas “por cima”.

Fonte: Naturlink

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s