Guardas-nocturnos já podem andar armados

Posted: 16 de Agosto de 2010 in [Noticias]
Depois de terem frequentado o Curso de Formação Técnica e Cívica da PSP para portadores de armas de fogo, os guardas-nocturnos já podem usar armas de fogo em serviço, anunciou esta segunda-feira a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos.

Em comunicado, a Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos refere que os guardas nocturnos andam armados durante o serviço com armas de defesa pessoal, pistola ou revólver.

Contudo, o uso de armas mereceu dúvidas quanto à forma de uso, tendo o director nacional adjunto da PSP emitido uma circular, no dia 2 deste mês, a autorizar os guardas-nocturnos a andar com a arma à cintura, anulando uma circular anterior que proibia essa mesma medida.

A associação aguarda uma resposta do Ministério da Administração Interna sobre o uso da arma em serviço, pois considera que estas devem voltar a ser fornecidas pelo Estado e que os guardas-nocturnos sejam isentos de licença de uso e porte de arma de serviço tal como já aconteceu.

Actualmente, os guardas-nocturnos estão sujeitos a uma licença administrativa, para poderem desempenhar as funções, com armas da classe B1, calibre inferior ao que foi autorizado até Agosto de 2009.

Em Portugal existem cerca de 400 guardas nocturnos.

Fonte: TSF

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s