Mais de 120 baleias morreram nas praias da Nova Zelândia

Posted: 28 de Dezembro de 2009 in [Informação], [Noticias]

Nos últimos dois dias, dezenas de baleias deram à costa em duas praias da Nova Zelândia. Apesar dos esforços de dezenas de pessoas para as salvar, 126 acabaram por morrer, anunciou hoje um responsável dos serviços de protecção da natureza.

A maioria dos animais, um total de 105 baleias-piloto, deu à costa em Farewell Spit, na ilha Sul. Nenhuma pôde ser salva. As baleias foram avistadas pela primeira vez por um piloto que sobrevoava a região com cinco turistas e que avisou o Departamento de Conservação (DOC). “Foi uma coisa muito triste de se ver”, comentou o passageiro Maurice Massey, citado pelo jornal “Nelson Mail”.

Segundo Hans Stoffregen, responsável pelo programa de Biodiversidade do DOC, as baleias terão encalhado na costa dois dias antes de terem sido avistadas. Dois terços já tinham morrido e 30 foram abatidas pelo DOC porque estavam demasiado fracas, devido à falta de alimento. “Tem estado muito calor. Podíamos ver o sofrimento nos seus olhos. Foi horrível, mas foi a coisa mais humana a fazer”, comentou.

Os responsáveis consideram que mesmo se as baleias tivessem sido encontradas mais cedo, o seu resgate teria sido muito difícil, já que teriam de ser levadas para as águas profundas, a 12 quilómetros de distância.

Centenas de pessoas salvam 42 baleias na ilha Norte

Outra baleia foi encontrada esta manhã em Totaranui e mais poderão ter morrido noutros locais, adiantou Stoffregen.

Na baía Colville, na ilha Norte, outras 20 baleias-piloto foram enterradas hoje por Maoris em Coromandel, depois de terem morrido ontem. Faziam parte de um grupo de 63 cetáceos que deram ontem à costa. “É um momento muito triste. Os Maori têm uma ligação muito forte às baleias. Tratamo-las como tratamos os nossos defuntos”, explicou David Hamon, um habitante da região. Quarenta e dois destes animais foram salvos por centenas de habitantes da região e turistas que, determinados, saltaram para a água e os mantiveram molhados até que a maré subiu.

Lyn Williams, porta-voz do DOC da região, disse que nenhum dos animais voltou à praia até agora.

Um grande número de baleias acabam por dar à costa na Nova Zelândia todos os Verões, enquanto viajam até às águas da Antárctica com as suas crias, lembra a BBC online.

Fonte: Público

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s