Ibero-americana: Texto da declaração de Lisboa aprovado

Posted: 29 de Novembro de 2009 in [Noticias]

O ministro dos Negócios Estrangeiros português Luís Amado afirmou hoje no Estoril que o texto da declaração de Lisboa foi aprovado no encontro dos ministros presentes na cimeira ibero-americana.

O responsável pela diplomacia portuguesa falava à saída do encontro durante o qual «houve um vivo debate» e que se prolongou quase até à hora da sessão inaugural da cimeira junto à Torre de Belém.

«A declaração de Lisboa foi aprovada, apesar de algumas dificuldades num ou noutro ponto», adiantou.

«Houve um grande consenso para que quer o programa de acção quer a declaração de Lisboa fossem aprovados», sublinhou.

Luís Amado disse que foram aprovados 12 comunicados especiais, um dos quais faz referência expressa à candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

«Houve um debate vivo e muito importante neste momento particularmente crítico para as Honduras sobre a situação política no país e sobre o desenvolvimento do processo político», acrescentou.

«Permitiu-nos também, manifestando a nossa solidariedade relativamente à situação nas Honduras, perceber as divergências que existem neste conselho, não sobretudo ao repúdio ao golpe militar nem ao reconhecimento do Presidente Zelaya como presidente legítimo, mas em relação ao resultado das eleições e às consequências e avaliação deste processo eleitoral», explicou.

«Há um aprofundado consenso, mas há uma expectativa ainda relativamente à avaliação do processo eleitoral. Vamos esperar que o processo eleitoral decorra para extrairmos uma conclusão», disse o governante português.

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que o conselho estará amanhã (segunda-feira) em condições de continuar o debate e de apreciar os documentos que aqui foram endossados para a respectiva Cimeira.

«Veremos, no final de todo o debate que se vai seguir, quais são as políticas de fundo relativamente a estas questões», concluiu.

Lusa / SOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s